April 19, 2023

2018

Conferência Internacional “Formação e Inclusão – Educação de Adultos e Experiências para a Empregabilidade”

Membros da Rede ObLID participam na Conferência Internacional “Formação e Inclusão – Educação de Adultos e Experiências para a Empregabilidade”, que teve lugar de 4 a 6 de julho 2018, na Universidade Aberta, organizada pela UAb.

Participação na Mesa redonda sobre Inclusão Digital com a apresentação da comunicação Digital inclusion programs: the case of the Basque Country, de Ricardo Palmeiro, Visitación Pereda e Luísa Aires, membros da Rede ObLID.

Tivemos oportunidade de partilhar mesa com outro membro da Rede, o Dr. Carlos Medinas (Reguengos de Monsaraz) e colegas da Câmara Municipal de Lisboa e de França.

A nossa comunicação abordou a questão dos programas de inclusão digital, desde os inícios fruto da proposta das instituições europeias e nacionais, assim como a sua diversa tipologia, desde aqueles com carácter de formação puramente tecnológica, aqueles que têm entre os seus objetivos a educação em competências digitais como caminho para facilitar o desempenho pleno da cidadania digital no século XXI. Neste sentido, e nesta comunicação, o programa de inclusão tratado foi KZ-gunea, do País Basco (Espanha), que está presente na grande maioria dos municípios bascos e que oferece tanto acesso como formação em competências informacionais e digitais. Nos seus 17 anos de vida KZgunes recebeu já mais de 436.000 visitas registadas e atualmente oferece formação presencial e à distância. Este estudo insere-se na tese de doutoramento de Ricardo Palmeiro, cujas orientadora e co-orientadora são a Profª Visitación Pereda e a Profª Luísa Aires, e que visa analisar a Literacia Digital como instrumento de empowerment e inclusão digital para construção da cidadania digital no século XXI.